Friday, August 21, 2009

O filme do ano...

… ainda nem foi lançado em circuito comercial lá fora, mas já abalou nos festivais de Sundance, Edimburgh e Tribeca. Não é do tipo que vá mudar a vida de alguém, muito pelo contrário, tratando-se de uma obra direcionada puramente à diversão de quem assiste. É mais uma releitura dos anos 70, dessa vez de um gênero que havia sido esquecido inexplicavelmente nos últimos tempos: o blaxploitation.

Black Dynamite é a película do tipo “nem preciso ver pra gostar”. Retrata com fidelidade a atmosfera dos guetos negros, numa cuidadosa reconstituição de época: tanto os figurinos quanto os cenários são perfeitos, dá pra se sentir no Bronx ou no Harlem de 35 anos atrás. Isso sem falar nas gírias, na “ginga e malemolência” dos tempos em que a soul music imperava nas rádios. A trilha sonora foi compilada pela Wax Poetics, a melhor revista musical da atualidade, que traz bimestralmente os lançamentos, as histórias e as modas do universo da black music de todos os tempos.



Mas o melhor de tudo é o roteiro, igual ao de dezenas de outros filmes do gênero e que pode ser descrito em poucas frases. Reproduzindo o material de divulgação do filme: “quando o bandido The Man assassina seu irmão, injeta heroína nos orfanatos locais e inunda o gueto com bebida adulterada, Black Dynamite é o único herói desejando lutar desde as ruas banhadas de sangue da cidade até os corredores sagrados da Honky House”. Por aí já dá pra ver o que espera na telona: armas que disparam tiros sem parar; bandidos malvados até a medula, perseguindo vítimas inocentes até a alma; mulheres de todos os tipos e cores; perseguições de carros, saltos, vidros quebrados, explosões e afins; e porrada, mas muita porrada mesmo. O trailer dá uma ideia do que se trata, e o filme já está sendo muito bem considerado pela crítica especializada; um deles chegou a dizer que "Black Dynamite está para os filmes de blaxploitation como Austin Powers está pros filmes de ação dos anos 60 - uma bela e divertida releitura".




É claro que Black Dynamite é “o cara” – respeitado, bom de briga, mulherengo, malandrão. O ator Michael Jai White interpreta o protagonista, e o cara entende do riscado; afinal, ele é detentor de nada menos que 7 faixas-pretas em algumas artes marciais, a saber: shotokan, tae kwon do, kobudo, goju ryu, tang soo do, wushu e kyokushin. O cara foi protagonista da versão pro cinema de “Spawn”, e interpretou o chefão do crime Gobul no “The Dark Knight”. Ou seja, esculpido pro papel do justiceiro maldosão, com o tal “physique du role” pra interpretar o herói.



Uma das diversões adolescentes dos anos 70 eram os chamados “cinemas-poeira”, geralmente salas antigas que exibiam sessões duplas de filmes trash de todos os estilos, especialmente westerns-spaghetti, eróticos, policiais e de kung fu. Essas salas de exibição não tinham conforto algum, muito pelo contrário; as cadeiras eram de madeira, os projetores invariavelmente falhavam nas trocas de rolos, o som era abafado, as bombonières vendiam drops Dulcora e amendoim japonês (isso quando tinha uma, claro), “ar condicionado” era uma hipótese improvável e o quesito limpeza passava longe das pulgas que invariavelmente infestavam os locais. Eu particularmente era assíduo do antigo Polytheama, no Largo do Machado, onde vi todos os filmes de Bruce Lee – na época, o maior mito dos filmes de luta não era “cult” como hoje em dia.

Se você está achando que tudo isso faz o gênero “é tão ruim que acaba sendo bom”, melhor rever os seus conceitos. Ele segue à risca uma determinada estética tosca que, goste-se ou não, acabou virando hype após o reconhecimento do talento de diretores como Quentin Tarantino e o inglês Guy Pierce. De fato, QT resgatou o blaxploitation em seu filme “Jackie Brown”, onde resgata uma das musas do blaxploitation (Pam Grier) junto a pesos pesados como Robert de Niro e Samuel L. Jackson num filme à altura do estilo.


A única coisa ruim sobre o Black Dynamite é que são muito poucas as chances do filme passar por aqui, mesmo tendo sido exibido em festivais de cinema consagrados. Alguns contatos já foram feitos com o grupo Estação, do Rio, que não mostrou interesse algum em exibir a obra, e periga dos cariocas terem de pegar uma ponte aérea pra assistir ao filme em SP ou então esperar que alguém ripe o filme e baixá-lo na rede. Se fosse um desses filmes de arte contando a saga de um pastor de ovelhas do Uzbequistão, por exemplo, os caras iriam querer exibir correndo pra uma meia-dúzia de aficcionados nesse tipo de "filmes de arte" - como se todo filme, por pior que seja, também não fosse uma obra de arte... Vai entender!


Tenho certeza absoluta de que, se fosse exibido em poucas sessões por umas duas semanas, seria um sucesso de público; afinal, quantos quarentões que foram adolescentes naquela época, e que frequentavam os “poeiras”, não gostariam de assistir ao filme?! Ainda mais numa sala com tudo em cima – refrigerada, com boa qualidade de imagem e som, tendo pipoca e tudo o que se tem direito. Garanto que eu e vários amigos estaríamos presentes, e que ninguém iria sentir falta das pulgas...

--

Som do post: "Don't joke with a hungry man", Spanky Wilson & The Quantic Soul Orchestra.