Saturday, November 7, 2009

Mondo Bizarro (2)

Quem nunca recebeu um daqueles mails com imagens surpreendentes, que atire a primeira pedra...










"Mulher-Abóbora"?!






"Tiazinha chapa-quente"...





Não é o Lula...




Emília japa...






"Mulher-Elástico"...

"Coisa linda da mãe"...

Tatuar a língua?! Doeeeeeeeente!

Adereço obrigatório pra shows lotados...

Sem comentários...

"I'm a Barbie girl in a Barbie world"...

--

Som do post: De La Soul - "Breakadawn"

Thursday, November 5, 2009

"Duskaraio!"

Minhas preferências musicais passam longe dos chamados "grandes estilos" da música brasileira, tanto por falta de hábito enquanto criança quanto por não apreciar a sonoridade mesmo. Por exemplo: comecei a prestar atenção na bossa nova quando começaram a mixar com drum'n'bass, muito embora não tenha virado fã de nenhum dos dois estilos. A minha formação musical seguiu à risca o perene "Manifesto Punk" escrito pelo Clemente (Inocentes, Plebe Rude), que entre outras coisas dizia o seguinte: "viemos atrasar o trem das onze, pintar de negro a asa branca e fazer da Amélia uma mulher qualquer".



Dito isso, eis o motivo pelo qual dei o título a esse post: a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Essa "mini big band" de SP vem sendo imaginada há uns 4 anos, mas iniciou as suas atividades somente no ano passado - e que atividades! Os caras resolveram pegar alguns clássicos da música brasileira, como a peça clássica "O Guarani" de Carlos Gomes e o chorinho "Carinhoso" de Pixinguinha, e adaptaram pra ritmos jamaicanos como o ska, rock steady e o early reggae. Como eles mesmos se definem, "música brasileira com o gostoso balanço dos ritmos jamaicanos de raiz".


Entre os nove integrantes do grupo, encontram-se músicos envolvidos em outros excelentes coletivos, como do Funk Como Le Gusta e a Orquestra Paulista de Soul, além de integrantes de outras bandas de ska, como Skuba e Sapo Banjo, e outros originados de bandas interessantes como Karkak e Pato Fu. Sem trocadilho, um bando de gente talentosa só poderia dar nisso mesmo = uma banda de respeito.

Os puristas e xiitas da música brazuca podem até abominar a ideia, mas definitivamente não há como não reconhecer a qualidade sonora dos caras - mas enfim, como eu me lixo pra radicalismos e gosto de boa música, faço o meu que é divulgar. Faz o seguinte: primeiro vai lá no MySpace deles, e depois baixe o som aqui . Depois, afaste os móveis ao seu redor e bote o som no talo. Até seu vizinho mais chato vai aprovar e bater os pezinhos...


--
Agradecimentos: Carlos "Calbuque" Albuquerque, pela excelente dica via Rio Fanzine.
--

Som do post: Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - "Águas de março dub"