Saturday, October 9, 2010

Arte na ponta do lápis



Dalton Ghetti é um artista brasileiro radicado nos EUA, que usa lápis pra criar esculturas - mais especificamente, as pontas dos lápis.


Uma lâmina de barbear, uma agulha e uma faca: esses são os intrumentos que ele usa pra fazer essas belezas. Por mais incrível que possa parecer, o artista não usa lupa pra executar as suas obras - e, mais incrível ainda, não vendeu nenhuma de suas peças. Elas são dadas de presentes a amigos, que as guardam com todo o carinho possível.



Sua técnica espanta pela simplicidade: “Uso agulha de costura para fazer furos ou cavar o grafite. Do nada crio linhas e lentamente transformo o grafite com a mão”. Falando assim, parece algo até trivial, né não?!



Como se não bastasse, Dalton diz ter mais de 100 esculturas que foram danificadas enquanto ele trabalhava nelas. Ele não só não se desfaz de nenhuma delas, como também batizou o conjunto de "coleção cemitério". Olhando essas peças daqui, só se pode mesmo imaginar o que ele tenha criado...



No momento, o inspirado brazuca dedica-se a uma epopeia: ele pretende homenagear as vítimas da tragédia do World Trade Center, o famigerado onze de setembro. “Eu decidi fazer uma escultura em lápis para cada uma das pessoas que morreram no ataque, cerca de 3 mil. Vai levar cerca de 10 anos, mas vai valer a pena”, declarou ele. Alguém duvida?!


--

Agradecimentos: Beto Cão