Saturday, August 27, 2011

"Internetite"












Nos tempos atuais, uma nova síndrome se desenvolveu a partir do uso abusivo de computadores e causada por horas excessivas conectato à rede. Chama-se "internetite", ou "mal da internet", que pode afetar os seres humanos de diversas maneiras. As imagens abaixo servem pra ilustrar alguns de seus sintomas.




1) Incapacidade de manter-se afastado do computador.




1.1) Primeiros sintomas: a pessoa afetada não consegue manter-se afastada do computador e/ou da internet por muito tempo.










1.2) A falta de tratamento adequado leva a pessoa afetada a simplesmente não conseguir ficar longe de seu computador em momento nenhum.









1.3) Em casos mais graves, o mundo da pessoa afetada passa a ser somente o computador, e nada além.







2) Prejuízo nas relações sociais.



2.1) A pessoa afetada isola-se do mundo, recusando-se a manter contato com outras pessoas. Seu universo gravita em torno de bits e bites, e sua máquina é "humanizada" a ponto do usuário ter delírios de manter um diálogo com ela.



2.1.1) Recomenda-se a procura de auxílio psiquiátrico urgente.







3) Alterações no sono.



3.1) Primeiros sintomas: a pessoa afetada não percebe a passagem do tempo.



3.2) Caso não haja nenhum tratamento adequado, não conseguirá mais distinguir seus próprios sintomas de fadiga e exaustão.







3.3) Há relatos científicos de casos onde a pessoa afetada não consegue se distanciar de seu computador nem mesmo quando dorme.







4) Descuido com a higiene.



4.1) A "internetite" prova tamanha ansiedade na pessoa afetada que até mesmo os cuidados mínimos com a higiene precisam ter alguma ligação com as atividades virtuais.







4.2) Um sintoma mais grave é a total desconsideração por regras mínimas de higiene e arrumação.







5) Contágio.



5.1) A "internetite" é uma síndrome altamente contagiosa, especialmente para as crianças.







5.2) Estudos recentes provaram que o vetor da síndrome também são capazes de contagiar até mesmo animais domésticos.







--





Como já foi explicado acima, a "internetite" é uma síndrome que provoca uma grave deficiência das noções de tempo e espaço, afetando as relações humanas e a saúde da pessoa afetada de modo geral. No caso de você se identificar com algum dos sintomas relatados anteriormente, é fundamental que se procure ajuda profissional urgente sob o risco das condições degradarem-se tanto a ponto de provocar riscos de vida...



... e não se deixe enganar: nem a morte livra a pessoa da "internetite".









--





Agradecimentos: Claudia Reitberger