Sunday, June 15, 2014

Mandou bem... mal!

Deve-se prestar atenção nas mínimas coisas, senão...

Arte moderna ou distração nível master?

Ventilação extra ou improvisação tacanha?

DC ou Marvel?

Saída virtual ou entrada pra mágicos?

Vertical ou horizontal?

É pra servir ou pra entornar?

Simba sóbrio ou doidão?

Repositor preguiçoso ou entediado?

É tão difícil ou estão de sacanagem?

--

SOM DO POST: The Special AKA, "(What I Like Most About You is Your) Girlfriend".

Wednesday, June 11, 2014

10 passos pra ser mais feliz

O primeiro passo para a alegria é cuidar bem de si mesmo.

Você quer ser mais feliz? Comece cuidando melhor de si mesmo. Por mais que isso seja evidente, muitas pessoas pulam esse passo e tentam ser contentes buscando novas metas ou estabelecendo padrões de perfeição.
"Ser gentil com si mesmo pode lhe aproximar a objetivos mais sofisticados", segundo Daylle Deanna Schwartz. A autora de mais de 15 livros, incluindo “The Effortless Entrepreneur” (em português, "O Empreendedor Sem Esforço"), acredita que é se valorizando que se constrói a confiança.
Para Daylle, pessoas mais alegres desviam seus caminhos para cuidarem de si mesmas e dizem não quando é necessário. “Quando você se ama, aprende que negar fazer algo é um ato importante para não acumular sentimentos negativos”, diz.
Confira as 10 dicas da escritora, listadas no site da "Inc." para você ser mais feliz todos os dias.

1. Faça uma coisa boa para si mesmo por dia
Mantenha consigo mesmo um acordo de se tratar com amor e carinho todos os dias. Segundo a autora, pessoas que fazem isso se sentem mais motivadas e não se deixam ser desvalorizadas por alguém.
2. Perdoe-se
Desculpar-se ou perdoar-se nem sempre é fácil, pois há uma tendência de se culpar por tudo que não deu certo no passado. As pessoas começam a se complicar quando tentam ser perfeitas demais e se castigam por não conseguir. Daylle recomenda um exercício: olhar no espelho e dizer “eu me amo e me perdoo”.
3. Aceite-se como você é
Daylle lista a insatisfação com o corpo e a idade como grandes obstáculos pessoais das pessoas. Para ser feliz, você precisa aprender a gostar do que tem. Além disso, essa autoaceitação engloba reconhecer a sua renda e seu sucesso. “Não ganhar o dinheiro estabelecido para uma determinada idade não é um problema grave.”
4. Elimine pessoas nocivas
A dica é mais fácil de falar do que fazer, mas evite se relacionar com gente que passa uma sensação negativa. É mais difícil ter a mesma postura perante a família, mas não há razões válidas para aturar pessoas grosseiras.
5. Priorize a saúde
Tenha cuidado para encontrar um equilíbrio entre o que é saudável e o que é prazeroso. Não se castigue pela brecha no regime ou pela ausência pontual na academia. Seja disciplinado, mas entenda suas vontades.
6. Pare de pular refeições
“Estar ocupado não é desculpa para não comer”, diz Daylle. Segundo a autora, ao pular uma refeição, o nível de açúcar no sangue diminui e os níveis de estresse aumentam. Se você realmente não puder sentar para comer, providencie um lanche saudável e prático.
7. Respire!
Não se esqueça de que, quando você está estressado ou deprimido, exercícios simples de respiração podem trazer calma e alegria de volta.
8. Tenha um espaço aconchegante
Arrumar a cama e deixar o quarto em ordem criam um ambiente receptivo para quando você chegar em casa cansado. A mesma postura deve ser mantida no escritório. Jogue fora a papelada desnecessária e organize seus pertences, mas não se limite a isso. Decore seu espaço e torne-o agradável para você.
9. Tome um pouco de Sol
Trabalhar o dia inteiro em um ambiente escuro e fechado não é saudável. Se este é o seu caso, saia para tomar um ar de tempos em tempos. Além disso, invista em lâmpadas claras para iluminar o ambiente.
10. Presenteie-se com produtos de qualidade
Você é o tipo de pessoa que dá um presente sofisticado para o colega, mas tudo que compra para si mesmo é a versão mais barata disponível? Se o produto em questão é indiferente para você, tudo bem. Mas, se for algo de seu interesse, compre algo mais caro de vez em quando. Sempre que usá-lo, você vai reforçar a ideia de que merece coisas boas.
--
SOM DO POST: Charlie & Os Marretas, "Marretón".


Tuesday, June 3, 2014

Marte & Vênus



Além dos cromossomas, existem algumas pequenas, médias e grandes diferenças entre homens e mulheres. Um texto de humor meio antigo foi enviado por um amigo, o qual resumi e compartilho aqui. É claro que algumas das comparações estão datadas... ou não?!

--

- APELIDOS
Se Laura, Kátia e Sônia se encontrarem pra um almoço, elas se chamarão por "Laura", "Kátia" e "Sônia".
Se Marcos, Daniel e João se encontraram pra um almoço, eles se chamarão por "Pilantra", "Zé Ruela" e "Praga de Mãe".

- BANHEIRO
Um homem tem aproximadamente cerca de 10 itens no banheiro: escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, xampu, barbeador, espuma de barba, loção pós-barba, perfume e toalha.
Uma mulher pode ter mais de 200 itens no banheiro, dos quais um homem só encontraria utilidade pra 20 deles.

- CASAMENTO
Uma mulher se casa achando que irá mudar o marido, mas ele não muda.
Um homem se casa achando que a sua mulher nunca irá mudar, mas ela muda.

- DINHEIRO
Um homem é capaz de pagar o dobro por algo que ele precise.
Uma mulher é capaz de pagar a metade por algo que ela não precisa, mas que estava em liquidação.

- DISCUSSÕES
Uma mulher tem sempre a última palavra numa discussão.
Uma palavra que o homem disser depois disso é motivo pra mais uma discussão.

- FILHOS
Uma mulher sabe tudo sobre seus filhos: os horários dos médicos, suas aventuras amorosas, as comidas favoritas de seus amiguinhos, seus sonhos e medos mais secretos.
Um homem sabe que tem umas criaturinhas vivendo na mesma casa.

- FUTURO
Um homem nunca se preocupa com o futuro, até ele se casar.
Uma mulher sempre se preocupa com o futuro, até ela se casar.

- PÓS-NOITE
Quando um homem acorda, ele está com os olhos inchados e o cabelo desarrumado.
Quando uma mulher acorda, ele "parece uma monstra" (palavras dela).

- ROUPAS
Uma mulher se arruma pra trabalhar, ir ao supermercado, cuidar do jardim, praticar esportes e até pra botar o lixo fora.
Um homem se arruma pra casamentos e enterros.

- SUCESSO
Um homem bem sucedido é o que consegue ganhar mais dinheiro que a sua esposa pode gastar.
Uma mulher bem sucedida é aquela que consegue se casar com o homem descrito acima.

--

SOM DO POST: Cleopatra Jones Soundtrack.




Monday, June 2, 2014

Podrecast: "Koverz"

A temperatura caindo no final do dia é um sinal de que a noite será mais fria.

Pensando nisso, fiz um "podrecast" só com alguns covers bem incomuns feitos por algumas bandas que eu curto.

"Covers" me levam a pensar em cobertores, que são bastante usados quando fica mais frio.

Bem, a associação de ideias é meio tosca, mas garanto que você vai gostar da seleção musical...

Dá uma clicada no link abaixo, e curta uma hora de sons conhecidos em versões surpreendentes!



Wednesday, May 28, 2014

Força ou inteligência?

O que você acha que é mais eficiente, a força ou a inteligência?

Depende da situação?

Será que, às vezes, é preciso de ambas?

Bem, acho que um confronto fictício entre Albert Einstein e Darth Vader seria capaz de acabar com todas as dúvidas...

Assista à animação abaixo, relaxe e divirta-se!



Monday, February 17, 2014

Desordem e regresso?!

Um presente em tons de cinza... como será o nosso futuro?

Uma coisa salta aos olhos de qualquer pessoa que seja minimamente lúcida: a alma do povo brasileiro mudou muito nos últimos 50 anos - e para pior. Infelizmente, o tempo de duas gerações parece ter passado não para aprimorar o caráter ou trazer mais esclarecimento às pessoas de modo geral, mas sim para realçar aquilo que temos de mais infeliz em nosso comportamento coletivo. Parece que o lema de nossa bandeira torna-se cada vez mais uma piada, uma vez que observa-se cada vez mais desordem e regresso.

Veja bem, não sou um sociólogo, antropólogo ou nenhum estudioso em assuntos da sociedade, longe disso. Sou apenas um cidadão de 51 anos e, a cada dia que passa, fico mais espantado e indignado com a transformação dos brasileiros de um modo geral. O que me permite fazer algumas observações é o fato de, desde sempre, ter trabalhado com pessoas das mais variadas camadas sociais - em termos econômicos, por assim dizer -, e ter notado que algumas características são comuns a todas elas. Estas revelam um lado bem sombrio que todos notam, mas pouquíssimos tem a coragem de falar. Ou talvez nem falte a coragem, mas sim o discernimento para colocar as ideias de forma escrita.

Os exemplos são tantos... basta conversar com as pessoas (seja ao vivo ou através de alguma rede social), e pode-se ter uma visão ampla e privilegiada do verdadeiro horror que nos cerca. Pra não ficar muito cansativo, e nem causar um estado de espanto em ninguém, prefiro enumerar apenas os mais evidentes. Tão óbvios que qualquer cego consegue enxergar e qualquer surdo é capaz de ouvir, e que nos deixam mudos de indignação e decepção.

1) Você já reparou como se vê cada vez menos aquilo que chamamos de "boa educação" por aí?! Não falo do sentido formal do termo (tudo aquilo que se aprende nas escolas), mas sim o que se costuma dizer que "vem do berço". É cada vez mais raro ouvir-se um "obrigado", um "por favor" ou um "com licença"; a impressão que dá é que as pessoas tem a obrigação de nos dar atenção, de nos servir ou de nos dar
passagem. Pedir desculpas por algo que se tenha feito ou falado de errado?! Aí já é querer demais... A impressão que dá é que ninguém se arrepende de nada, que tudo o que se diz ou se faz tem um motivo no pior estlo "os fins justificam os meios". Falta de educação e de respeito? Sim, com certeza, mas o problema é muito pior, a raiz é muito mais profunda do que algo que "venha do berço". Não se iluda: um coletivo de pessoas que acredita que essa é a forma correta de se agir é um grupo de pessoas inescrupulosas, e ponto.
A responsabilidade pode ser dividida entre pais e escolas. Os pais pecam por omissão e por serem frouxos, por serem incapazes de ensinar o que é certo acima de tudo, o respeito ao próximo. Quanto às escolas, são um reflexo perfeito do descaso relegado à educação pelos governos de nosso país, como se houvesse necessidade de comprovar aquele axioma que diz que "é muito mais fácil controlar um povo estúpido do que um que seja adequadamente educado".
Um dos meus maiores orgulhos como pai é ver que a minha filha é educada e sabe utilizar as chamadas "palavras mágicas" sempre que necessário.

2) Já que falei em escrúpulos um pouco acima, não se pode deixar de notar a falta dessa noção em nosso coletivo brasileiro. Encontra-se dezenas de exemplos disso a cada dia que passa: da pessoa que se acha no direito de furar uma fila, seja lá pelo motivo que for, aos motoristas e motociclistas que se recusam a respeitar o sinal para pedestres ou a dividir espaço com ciclistas e skatistas; a pessoa que clama por mais honestidade no trato com a coisa pública é a mesma que fica calada quando recebe um valor a mais de troco; aquele cidadão indignado com a corrupção dos políticos é o mesmo que não pensa duas vezes em subornar qualquer servidor público para que possa "se dar bem" em alguma situação.
A única lei que parece valer em nosso país é a chamada "Lei de Gérson", aquela que diz que "devemos levar vantagem em tudo". O desrespeito ao próximo e às leis, sempre que justificados a partir do ponto onde se leve algum tipo de vantagem, não é outra coisa senão uma completa falta de noção de ética. Ética é uma noção muito pessoal, isso eu sei bem, mas nada pode ser superior àquela máxima que prega que "o seu direito termina onde começa o direito alheio".

3) Muitos de nossos cidadãos foram às ruas no ano passado, motivados por uma série de motivos que não cabem ser expostos aqui; de um modo geral, foi um fato positivo pois deixou a impressão de que os brasileiros finalmente "acordaram da letargia".
Eu pergunto: será mesmo que acordamos?! Já temos inúmeras provas cabíveis disso nesse momento atual (meados de fevereiro), quando o espetáculo anual de "panis et circensis" chamado "carnaval" começa a dominar a mídia. As pessoas se importam muito mais com os tais sambas-enredo ou quem serão as musas de baterias das escolas de samba do que com os projetos que estejam em votação no congresso. Ah, e ainda tem a praga da alienação total e absoluta chamada de "bbb" (minúsculas intencionais), na qual o prêmio máximo vai pra quem consegue ter mais inércia e menos coisa na cabeça.
Nem vou citar o tempo e o espaço dedicado às novelas, o mais lento e gradual processo de paralisação cerebral coletiva que já foi inventada em nosso país.
Esse ano em particular será muito mais afetado pela alienação coletiva, uma vez que teremos a tal copa do mundo de futebol realizada em nosso país. Não me cabe aqui debater o quanto esse dinheirão gasto em estádios poderia ter sido melhor utilizado de forma geral, já que esse era um tema relevante à época da escolha do Brasil como país-sede do torneio; agora é tarde demais, só nos resta esperar pra ver o que acontece. Uma coisa é certa: o país irá parar a cada jogo da seleção brasileira, e nossa mídia de mercado irá vestir como nunca a carapuça de sermos "uma pátria de chuteiras".
De minha parte, só posso torcer por uma derrota fragorosa da seleção nacional - de preferência, perdendo a final para a Argentina com um gol de mão no último minuto. Será um choque tão grande no coletivo nacional que pode provocar o verdadeiro despertar de nosso povo, a verdadeira ignição para que possamos buscar o conserto de tanta coisa errada que existe ao nosso redor. Pode ser aquilo que falta pro nosso povo ter a real dimensão do processo de imbecilização que foi submetido nas últimas décadas...
... mas sei que tudo isso é uma utopia. Pra mim, essa copa já tem destino certo. Nenhum país gastou tanto, pagou tantos royalties à fifa (minúsculas intencionais) e se submeteu às regras absurdas da entidade quanto o nosso. Isso, é claro, não sairá de graça. O valor de nossa dignidade é uma taça de ouro, simples assim.

--

Agora pense um pouco naquilo que escrevi acima, e responda com toda a sinceridade: como é que um povo cuja essência parece ser mal criada, sem ética e alienada irá conseguir fazer um país melhor para se viver?

--

"O Gigante acordou"?! Vamos dizer que sim - mas está no escuro e desorientado, tropeçando em tudo. Só nos resta trabalhar pra que ele ache logo o interruptor e, finalmente, encontre um destino à altura de suas dimensões.