Monday, January 16, 2012

Consciência ecológica?!



Todos os que tem mais de 40 anos deveriam ler isso, que copiei de um amigo. O autor é desconhecido - e genial.

Ao pagar as compras no supermercado, a caixa sugeriu que eu levasse minhas próprias sacolas já que as sacolas plásticas que eles distribuem são nocivas pro meio ambiente. Eu disse que não tinha trazido, e expliquei que nós não tínhamos essa consciência ecológica naqueles tempos. Ela respondeu: "esse é o maior problema de hoje em dia: a sua geração não se importou em preservar o meio ambiente pras gerações futuras".

Bem, ela tinha razão num ponto: a minha geração não tinha mesmo consciência ecológica. Então o que a gente fazia naqueles tempos? Depois de um pouco de reflexão, e puxando pela memória, eu lembrei o que nós tínhamos naquela época.

Antigamente, comprava-se leite em garrafas de vidro, que eram devolvidas pra serem esterilizadas e usadas novamente. Além disso, só se comprava refrigerantes e cervejas também em garrafas de vidro, que eram retornáveis da mesma maneira. Mas a gente não tinha consciência ecológica naqueles tempos.

Subia-se as escadas a pé, porque não havia uma escada rolante em todas as lojas e edifícios comerciais. A gente andava até o mercado, e não pegava um carro com motor de 300 cavalos só pra se deslocar por 3 ou 4 quarteirões. Mas ela tinha razão, a gente não tinha consciência ecológica naquela época.

No meu tempo, as mães lavavam as fraldas dos seus bebês porque não existiam as descartáveis. As roupas costumavam ser secas em varais, e não numa máquina que consome muita energia - o vento e o sol realmente secavam nossas roupas! As crianças herdavam as roupas de seus irmãos mais velhos, ao invés de estarem sempre precisando de comprar roupas novas. Mas a mocinha tem toda razão, a gente não tinha noção do que era ter uma consciência ecológica.

Naquela época, tinha-se somente um aparelho de tevê e um rádio pra casa toda, e não uma tevê em cada ambiente. E as tevês tinham telas de tamanho um pouco maior do que um lenço aberto (lembra?), e não uma tela com o tamanho de uma parede. Na cozinha, era obrigatório misturar e picotar tudo com as próprias mãos, até porque não tinham máquinas pra fazer isso por nós.
Quando a gente tinha de enviar qualquer pacote com um ítem frágil pelo correio, costumava proteger o que quer que fosse com jornal velho, ao invés de botar numa embalagem de isopor ou enrolar com plástico-bolha. Não tínhamos de usar um motor à base de gasolina pra cortar a grama do quintal de casa, usava-se um cortador de grama manual que funcionava com a força humana. Fazia-se exercícios simplesmente ao se fazer as tarefas domésticas, então não se precisava ir a uma academia pra correr em esteiras que funcionam com eletricidade.
Mas ela está certíssima, não se tinha a menor consciência ecológica.

A gente tomava água de bebedouro quando sentia sede, ao invés de usar um copo ou uma garrafa de plástico todas as vezes que queria se refrescar. Costumava-se comprar novas cargas de tinta pras canetas ao invés de comprarmos novas a todo instante, e a gente trocava de lâmina de barbeador ao invés de jogar tudo fora quando a lâmina ficasse sem fio. Mas a gente não tinha consciência ecológica nenhuma, isso é verdade.

As pessoas pegavam ônibus ou trens pra irem ao trabalho e as crianças iam andando pra escola, ao invés de transformarem seus pais em motoristas particulares em tempo integral. Nas casas, tinha-se somente uma tomada por ambiente, e não uma fileira delas pra serem usadas por um monte de aparelhos diferentes. E a gente não tinha de usar um dispositivo eletrônico pra receber um sinal enviado por um satélite a 3.000 kms no espaço só pra achar a pizzaria mais próxima - usava-se a lista telefônica. Mas consciência ecológica mesmo, não se tinha nem ideia do que era.

Não é triste ver os jovens de hoje em dia reclamarem de como a minha geração desperdiçava os recursos do planeta só porque não se tinha consciência ecológica naquela época? Sei que você concorda comigo, então mostre esse texto pra uma outra pessoa egoísta de mais de 40 anos, pra ver se aprende finalmente uma lição de como conservar o planeta com a nova geração de espertinhos.

1 comment:

Diogo Souza Jr. said...

E assim segue a industrialização, criando cada vez mais produtos descartáveis... Consciência ecológica renovável, para acompanhar o "progresso".