Tuesday, October 14, 2008

Coleção "Punk History"




Essa é pra quem gosta e se interessa por punk rock – do tipo malvado e barulhento, e não essas babas “emo melódicas” que são empurradas guela abaixo via rádios & tvs. Isso aqui não é coisa praquele povinho sensível de franjinha & unha preta, e sim pra quem gosta de grosseria sônica de verdade. Se você estiver a fim de conhecer mais a história do ritmo que revolucionou a música, e que deu partida à explosão da produção independente, não deixe de baixar essa coleção absolutamente imperdível.

“Punk History” poderia muito bem ser chamada de “Clássicos do Punk” e faz um apanhado muito preciso com as bandas mais significativas do gênero. São mais de 90 grupos nos três volumes da coletênea, que traz desde os chamados “proto-punks” The Stooges, New York Dolls e The Heartbreakers, passando pelos clássicos The Clash, Sex Pistols, The Damned, Buzzcocks, The Jam & cia, trazendo ainda os fundadores do hardcore (The Germs, Black Flag, D.O.A., Bad Brains) e as bandas que “ressussitaram” o ritmo nos anos 80, como UK Subs, Discharge, Vice Squad, Toy Dolls e GBH. Você quer bandas que se destacaram nos anos 90?! Receba então Dag Nasty, Operation Ivy, Murphy’s Law, Bad Religion e Gorilla Biscuits, só pra citar alguns. Até mesmo os fundadores do “emotional hardcore” estão lá; sim, reverencie o inimitável Hüsker Dü – um dos 5 melhores shows que eu vi na vida, fácil.



O que eu achei de melhor na coleção não foi exatamente a escolha de bandas do tipo “arroz de festa”, presentes em qualquer coletânea que se preze; foram justamente as bandas que não são tão conhecidas que mais me chamaram a atenção. Gente que tocou e zoou muito, mas não necessariamente fez o nome de forma mundial na mesma proporção do agito que provocava nas suas cenas locais; os australianos do The Saints, por exemplo, bem como os americanos do The Boys e D.I. ou a inglesada do The Adverts, Infa Riot ou The Members. Ou ainda os que não eram considerados exatamente como punks, tais como Talking Heads e Blondie (“new waves”) ou Undertones e Plasmatics, mas que seguiam uma certa musicalidade mais agressiva cada um à sua maneira.

Resumindo: praticamente todo mundo que foi “alguém” no cenário do punk até 1988 está num dos três volumes de “Punk History”, um verdadeiro “quem é quem” da punkadaria. A única banda seminal que ficou de fora foram os Dead Kennedys - o que não é muito de se estranhar porque eles nunca foram de liberar os seus direitos assim pra ninguém. Tirando essa ausência a lamentar, mas que enfim se justifica, é uma coleção do tipo “essencial e fundamental’. Cai dentro e divirta-se!


A propósito: essas e muitas outras coletâneas de rock mais pesado são produções originais no blog Libérula Barriguda, uma excelente opção pra quem gosta de música não-convencional e esporrenta. Definitivamente vale uma ida por lá fuçar o que eles tiverem de melhor a seu gosto; vou logo adiantando que é do tipo de blog que lota o HD de qualquer um, portanto é melhor checar o seu espaço em disco antes de começar a baixar direto. Clique no link deles na lista ao lado e farte-se de tanta música barulhenta – mas não vá estourar os tímpanos...

Links:

Volume 1: The Early Years - http://w12.easy-share.com/859011.html
Volume 2: 78/80 – http://w10.easy-share.com/886936.html
Volume 3: 81/88 – http://w13.easy-share.com/1038292.html

No comments: