Friday, October 10, 2008

GJz no Congresso?!

Muita calma nessa hora, porque eu ainda não enlouqueci de vez pra querer virar político...


Lá pelos idos de 1986, eu saí de férias pelo Brasil pra conhecer o que quer que rolasse de skate pelo Nordeste e por Brasília. A primeira escala foi na Capital Federal, de onde depois parti pra Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa e Salvador. A idéia foi fazer uma matéria pra revista Yeah!, pois aqui no "Sul Maravilha" não se sabia nada sobre o que rolava de verdade pelo Brasil afora.


Brasília foi tudo de bom. Fiquei na casa do Robert "Rebellix", um local que respirava skate: editava o SubZine, agitava eventos, ia de skate pra todos os lados... e tinha até 2 papagaios com os nomes de "Osmar e Oscar", referência aos Irmãos Lattuca que fizeram história no vert da época.
Ele morava a uns 10 minutos do bowl do Núcleo Bandeirantes, que era bem mais cavernoso do que o de Guará e tinha vert de verdade. Como se não bastasse, era cria do Setor Bancário, um verdadeiro oásis pro street da época, com transições e paredes inclinadas a torto e a direito, chão liso, poucos seguranças, muretas de todas as alturas, mármore & granito em profusão - tipo paraíso na terra, enfim.

Aí, a falta do que fazer um dia nos levou a mim e ao Rebellix ao Congresso Nacional...




... e bastou a distração dos seguranças pra nós termos uns 5 minutos preciosos, que resultaram nessas imagens. A qualidade das fotos ficou horrível, tanto que não deu pra aproveitar nada das imagens tiradas com a Olimpus Pen da minha irmã - mas o registro, a sensação e as memórias ficaram pra sempre.


A propósito: quase fomos presos. Se eu não fizesse de conta que era um "gringo", ficando mudo, calado e quieto, acho que poderíamos estar atrás das grades até hoje. Era o Rebellix mandando um dos maiores caôs que eu já ouvi em toda a minha vida, desenrolando a situação - e eu me segurando pra não rir dos caras... E o pior (ou o melhor): eles acreditaram!!!


A propósito 2: a concha côncava não é apropriada pra andar de skate. Pensamos nisso em primeiro lugar, óbvio, mas descobrimos que tem uma estrutura interna em metal pra segurar a tal "bacia", pra nossa decepção. E a superfície da parede era tão suave quanto um ralador de feira...




Eu sei, eu sei: podem me sacanear à vontade pela bermuda estampada curta e berrante "new wave", os óculos Vuarnet "classe A", as luvas "nas hands" e o All Star camuflado "style" - sem falar nos então fartos cabelos que os anos não trazem mais, e que faziam até um topete...


... mas nós estávamos lá, e andamos num dos mais conhecidos monumentos nacionais. E ficamos soltos pra darmos muitas risadas e contarmos a história, que você agora tem acesso em primeira mão e com exclusividade.


Só me resta resumir o visual e a ousadia usando apenas duas palavras: ANOS 80. Quem não viveu, sinto muito - perdeu!


Fotos: Robert Rebellix (RIP - saudades eternas, bro...)

No comments: